Benefícios da Roda-fixa

Espaço dedicado aos amantes, curiosos e apreciadores desse estilo de pedalar.

Para maiores informações acesse:
http://rodafixa.blogspot.com/

Moderador: Gabriel Nogueira

Benefícios da Roda-fixa

Mensagempor Gabriel Nogueira em Qua 12 Mar 2008 21:11

Comentário do responsável pela "London Cycling Campaign", sobre a Roda-fixa:

Tom Bogdanowicz, responsável pela "London Cycling Campaign", a maior organização urbana de ciclistas do mundo disse: 'A fixa é prazerosa e boa para manter a forma, mas se tem de aprender antes de sair por aí. Uma vez dominadas as técnicas, estas bicicletas são boas para o ciclismo urbano, pois aumentam sua consciência em relação à via e permitem que o ciclista mantenha uma velocidade constante adequada ao tráfego. Elas fazem o ciclista ter maior poder de previsão". Ele sugeriu as pessoas interessadas a aprender a pedalar com fixa em Londres, a irem até o Velódromo de Herne Hill onde treinos de baixo custo são oferecidos.

Tom Bogdanowicz, of the London Cycling Campaign, the largest urban cycling organisation in the world, says: ‘Fixed is enjoyable and good for fitness, but you have to acquire riding skills. Once mastered, the bikes are good for urban cycling as they make you very aware of the road and you can maintain speed at a level that’s suitable for traffic. They make you think ahead.’ He suggested that anyone wishing to try fixed in London should go to Herne Hill Stadium where low-cost training sessions were on offer.

* Excerto da publicação do dia 9 de março de 2008 do jornal inglês "The Observer".
** Excerto traduzido por Gabriel Nogueira traduções técnicas.
Obs: O artigo original foi duramente criticado pelos usuários de fixas aqui na inglaterra principalmente por apelar de forma sensacionalista, para o fato de algumas pessoas pedalarem fixas "sem-freio" e do fato de alguns ciclistas que pedalam com fixas organizarem competições de rua ilegais (alleycats), numa das quais morreu um ciclista em Chicago este ano.
Gabriel Nogueira

Data de registro: Seg 24 Dez 2007 12:49

Re: Benefícios da Roda-fixa

Mensagempor Fernanda Volkmann em Qui 13 Mar 2008 02:22

E o velódromo aqui de Curitiba? O pessoal da Euro Bike falou pra eu colar lá, tava rolando algo, sábado passado...só não fui porque tive aula. Mas tenho a maior curiosidade em conhecer.
Me diz, rola dar umas voltinhas? :roll:
Fernanda Volkmann

Data de registro: Dom 13 Jan 2008 19:34

Mensagempor Gabriel Nogueira em Qui 13 Mar 2008 08:18

O velódromo de Curitiba é algo um pouco esquecido pela secretaria do esporte e do lazer.
O velódromo de Curitiba é um dos mais inclinados e perigosos do mundo com seus 46º de inclinação.
O velódromo de Curitiba esta aberto ao público em geral, que vai com todos os tipos de bicicletas (de pista ou não), sentido horário e anti-horário, caindo e destruindo o mal feito piso, sem seguro de vida e sem obedecer qualquer regra de bom senso e segurança necessárias para se pedalar em um velódromo deste calibre.
Enfim, pinta lá quando quiser! Se bem me lembro, tem uma estagiária da prefeitura chamada Juliana nas terças e quintas as 14:00h (ou nas segundas, quartas e sextas) dando aulas grátis para quem quiser aprender a pedalar direito...
Tem que ir lá na casinha e tentar falar com alguém....
Gabriel Nogueira

Data de registro: Seg 24 Dez 2007 12:49

Mensagempor Gunnar em Ter 30 Set 2008 19:26

Dá medo só de ler...

Estrutura do velódromo de Curitiba está comprometida
Carlos Simon
Allan Costa Pinto

Inaugurado em 1979, o velódromo do Jardim Botânico colocou Curitiba no mapa do ciclismo. A pista, considerada bastante moderna na época, ajudou a criar uma geração de ciclistas de nível internacional. Mas o tempo e a falta de conservação maltrataram um dos ícones do esporte amador da cidade.

Hoje, o velódromo apresenta várias pequenas rachaduras ao longo de sua extensão. Visíveis infiltrações impedem que os atletas treinem com a pista molhada. A pintura e área externa estão degradadas e há mato nas muretas de proteção. A última reforma ocorreu para os Jogos Sul-Americanos de 2002.

Ainda assim, por falta de outras opções, atletas treinam diariamente no espaço. Um deles é Davi Pontarolli Romeo, filho de uma das “crias” do velódromo o ex-ciclista Adir Romeo, que já foi técnico da seleção brasileira de pista.

Com um Pan no currículo (Rio-2007), o curitibano Davi, uma das promessas do esporte no País, defende uma reforma ampla no velódromo. “A pista está quebradiça e cheia de solavancos. Sei que é um investimento alto, mas para ficar boa, teria que ser reconstruída”, diz o ciclista.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que administra o espaço, informou através de sua assessoria que a reforma está prevista somente para o ano que vem.

http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/320709/
Gunnar

Data de registro: Qua 13 Fev 2008 14:07

Mensagempor Rafael Castilho em Qua 01 Out 2008 12:01

Isso me lembra aquela história de que em Curitiba não da pra andar de bicicleta porque tem muito morro.
Rafael Castilho

Data de registro: Sáb 29 Mar 2008 16:25

Retornar para Roda-fixa