Bom, Vinícius, já que vc comentou sinto que tenho que falar alguma coisa.
Não é que não atacamos ou criticamos a questão da largura.
Ontém fomos até a avenida, fizemos um convite aberto a todos, discutimos a questão com os tecnicos da URBS e ficou sim acertado algumas coisas – o restante todo da obra irá seguir o padrão maior – 1,20mt de faixa vermelha. Existem, dizem os tecnicos, trechos em que terá que haver um estreitamento. O mínimo previsto nos manuais é de 0,80mt.
Os 75, 77 e 72 cm que medimos ontém por lá são, na explicação da URBS, um erro. É pra ser 0,80mt. Enfim . . . temos que ficar de olho, fiscalizar a execução restante e exigir o bom acabamento da obra.
Enfim, a gente tentou promover um debate, discussão com os ciclistas ontém. Foi bacana. Não há consenso, é claro. Existem perspectivas distintas. O ligeirinho passando rápido é desconfortável. O trecho estreito tbem parece um pouco ´estreito´ mesmo. No entanto, tem os lados positivos. A galera local já está utilizando, mesmo com a obra incompleta. Estão andando nos dois sentidos o que é perigoso. Mas tudo isto é experimental, de certa forma. É a primeira ciclofaixa que estes ´caras´ estão fazendo na vida. Estão tentando seguir o manual e receptivos à toda ´porrada´ e argumentos que estamos levantando. É complicado mudar a cabeça de tecnicos que estão ali, pensando no fluxo dos carros e, dizem eles, dos ônibus tbem.
A obra foi suspensa pelas críticas dos ciclistas. Há um canal de discussão sobre o assunto. Não sei se é realmente o caso de fazer uma ´Bicicletada da Fita Métrica´!
Sei lá . . . acho que podem ter outras idéias mais propositivas.
Uma bicicletada em homenagem e protesto ao ciclista Edimar Nascimento, morto no Pinheirinho. Exigir tbem ciclofaixa por ali. A ideia maior, penso eu, seria cobrarmos a extensão da ciclofaixa por todos os 64 km de canaletas – o eixo lento das estruturais. Ida e volta, temos 128km.
Estão fazendo apenas 8km agora. Vai ser muito utilizado e vai aumentar a demanda. Podemos já fazer a pressão para que este seja o projeto dos próximos anos. Não adianta proibir o uso da canaleta se não der condições seguras para o uso da bicicleta. E as canaletas já estão aí. As vias laterais devem ser compartilhadas com os ciclistas.
Uma bicicletada ocupando toda via lenta até o Pinheirinho!! Instalar uma bike branca em memória ao colega assassinado pelo vermelhão!
Minha opinião.
Saudações,
Goura
sprite
Comentários