O que fazer na Bicicletada de Janeiro? (8 posts)

Tags do tópico: bicicletada, janeiro, marechal floriano
  • Foto de Vinicius Massuchetto
    1827 pedaladas
    Vinicius Massuchetto - 3 meses, 3 semanas atrás

Pessoal.

Em dezembro tivemos a ideia de fazer uma Bicicletada temática, a “Bicicletada da Fita Métrica” para janeiro, em que iríamos questionar a prefeitura por ter feito uma ciclofaixa de 75cm da Marechal Floriano.

A CicloIguaçu parece não atacar o problema da largura da faixa diretamente, e andou realizando algumas discussões sobre o assunto neste mês, só que como não estive em Curitiba em janeiro não posso dar uma proposição de movimentação, já que isso poderia gerar um embate desnecessário devido à alguma falta de informação aí.

E aí, vale a pena fazer uma “Bicicletada da Fita Métrica”?
    Abraços

sprite
  • Foto de Vinicius Massuchetto
    1827 pedaladas
    Vinicius Massuchetto - 3 meses, 3 semanas atrás

Ah sim, não poderei ir nesta Bicicletada, mas o questionamento me veio na cabeça ao começar a criar um cartaz quando alguns colegas de propuseram a se colocar na linha de frente pra organização da coisa toda.

sprite
  • Foto de André Feiges
    290 pedaladas
    André Feiges - 3 meses, 3 semanas atrás

Havia uma proposta rolando lá na Bicicletaria Cultural de fazer uma Bicicletada Musical por conta da Oficina de Musica de Curitiba…

PS: O posicionamento da CicloIguaçu não foi deliberado ainda, as noticias veiculadas causaram um desencontro de informações ao noticiarem a opinião de um coordenador como sendo a posição oficial da Associação… aguardemos ainda o debate interno com os associados e a posição coletiva a ser deliberada.

sprite
  • Foto de Goura Nataraj
    146 pedaladas
    Goura Nataraj - 3 meses, 3 semanas atrás

Bom, Vinícius, já que vc comentou sinto que tenho que falar alguma coisa.
    Não é que não atacamos ou criticamos a questão da largura.
    Ontém fomos até a avenida, fizemos um convite aberto a todos, discutimos a questão com os tecnicos da URBS e ficou sim acertado algumas coisas – o restante todo da obra irá seguir o padrão maior – 1,20mt de faixa vermelha. Existem, dizem os tecnicos, trechos em que terá que haver um estreitamento. O mínimo previsto nos manuais é de 0,80mt.

Os 75, 77 e 72 cm que medimos ontém por lá são, na explicação da URBS, um erro. É pra ser 0,80mt. Enfim . . . temos que ficar de olho, fiscalizar a execução restante e exigir o bom acabamento da obra.

Enfim, a gente tentou promover um debate, discussão com os ciclistas ontém. Foi bacana. Não há consenso, é claro. Existem perspectivas distintas. O ligeirinho passando rápido é desconfortável. O trecho estreito tbem parece um pouco ´estreito´ mesmo. No entanto, tem os lados positivos. A galera local já está utilizando, mesmo com a obra incompleta. Estão andando nos dois sentidos o que é perigoso. Mas tudo isto é experimental, de certa forma. É a primeira ciclofaixa que estes ´caras´ estão fazendo na vida. Estão tentando seguir o manual e receptivos à toda ´porrada´ e argumentos que estamos levantando. É complicado mudar a cabeça de tecnicos que estão ali, pensando no fluxo dos carros e, dizem eles, dos ônibus tbem.

A obra foi suspensa pelas críticas dos ciclistas. Há um canal de discussão sobre o assunto. Não sei se é realmente o caso de fazer uma ´Bicicletada da Fita Métrica´!
    Sei lá . . . acho que podem ter outras idéias mais propositivas.

Uma bicicletada em homenagem e protesto ao ciclista Edimar Nascimento, morto no Pinheirinho. Exigir tbem ciclofaixa por ali. A ideia maior, penso eu, seria cobrarmos a extensão da ciclofaixa por todos os 64 km de canaletas – o eixo lento das estruturais. Ida e volta, temos 128km.

Estão fazendo apenas 8km agora. Vai ser muito utilizado e vai aumentar a demanda. Podemos já fazer a pressão para que este seja o projeto dos próximos anos. Não adianta proibir o uso da canaleta se não der condições seguras para o uso da bicicleta. E as canaletas já estão aí. As vias laterais devem ser compartilhadas com os ciclistas.

Uma bicicletada ocupando toda via lenta até o Pinheirinho!! Instalar uma bike branca em memória ao colega assassinado pelo vermelhão!

Minha opinião.
    Saudações,
    Goura

sprite
  • Foto de Luis Patricio
    345 pedaladas
    Luis Patricio - 3 meses, 3 semanas atrás

Bom, eu não tenho ido a muitas bicicletadas agora que temos os pequenos em casa. Minha última participação foi em outubro do ano passado. De qualquer forma, gostaria de expressar minha opinião.

Primeiro, acho que discutir o que fazer é algo essencial. Faz com que estejamos mais conscientes sobre o que queremos ou não fazer. Obrigado Vinicius por sempre incentivar o diálogo.

Segundo, propor um tema ou variar as ações também é algo muito saudável a meu ver. Diversidade é sempre um bom ingrediente.

Em terceiro lugar, eu investiria tempo e esforço pensando em como conhecer melhor os participantes da bicicletada. Ouvir o que eles têm para falar. E eu não estou falando das figurinas carimbadas como a gente. Estou falando principalmente dos que vão pela primeira vez.

Fazer um crachazinho de papel (apenas) para quem quiser se identificar. Montar rodinhas de conversa (pequenas e descentralizadas) com desconhecidos. Planejar um pouco o trajeto de acordo com possíveis limitações dos presentes. Terminar num lugar tranquilo para perguntar o que acharam do trajeto, do comportamento…

São só algumas ideias soltas, é preciso elaborar melhor, mas com um pensamento claro em mente. Construir relacionamento humano acima de tudo. Pessoalmente, eu vejo a bicicletada como celebração não como protesto.

sprite
  • Foto de Alan Szczepanski
    152 pedaladas
    Alan Szczepanski - 3 meses, 3 semanas atrás

Acho uma boa ideia! Não ir lá para fazer simplismente protesto e sim levar pessoas que ainda não foram para tirarem suas proprias opniões. E na volta na Reitoria um breve debate sobre o que acharam.

Eu utilizo a ciclofaixa para ir trabalhar e o negocio não é tão ruim como foi criada a imagem. Acho que precisa de mais opniões para a continuidade da obra e ajustes da já feita.

sprite
  • Foto de marcelo_m
    165 pedaladas
    marcelo_m - 3 meses, 3 semanas atrás

do goura:
    “Uma bicicletada em homenagem e protesto ao ciclista Edimar Nascimento, morto no Pinheirinho. Exigir tbem ciclofaixa por ali. A ideia maior, penso eu, seria cobrarmos a extensão da ciclofaixa por todos os 64 km de canaletas – o eixo lento das estruturais. Ida e volta, temos 128km.”

Achei fenomenal! Transforma as marginais das canaletas em ZONA 30 e pintar ciclofaixa ao lado direito! Essa idéia tem que chegar ao Marcelo Araújo. Fácil implementação em 95% dos trechos. “barata”, seria muito aplaudida por toda a comunidade. Que tal uma bicicletada diferente? Em fila indiana, nas marginais com dizeres bem grandes “ZONA 30″ “em TESTE”.

abs
    marcelo

sprite
  • Foto de Lyncoln
    597 pedaladas
    Lyncoln - 3 meses, 3 semanas atrás

Eu não posso participar com frequência das bicicletadas devido a fatores que fogem do meu alcance, mas vou sempre que posso! Achei ótima essa ideia de protesto/homenagem a morte do ciclista Edimar Nascimento seria muito nobre uma bicicletada com esse objetivo.

sprite